No Brasil, estima-se que 70% dos jovens entre 5 e 14 anos de idade possuem ou vão adquirir algum dia uma alteração postural.
(Moraes, 2016)
Assim, os fatores que causam problemas de postura em 80% dos adultos têm início na infância, e consolidação na adolescência. Os fatores apontados como responsáveis desse cenário podem ser influenciados pela postura inadequada durante a execução das atividades de vida diária, como as vivenciadas no ambiente escolar como o uso de mochilas pesadas, posição sentada por longos períodos de tempo e em mobiliários inadequados, sedentarismo, entre outros (MORAES, 2016).
No roteiro deste Objeto Virtual de Aprendizagem discutiremos acerca dos efeitos das atividades físicas no tratamento dos desvios posturais. Inicialmente abordaremos os tipos de desvios posturais (escoliose, hipercifose e hiperlordose). Conheceremos como podemos prevenir e tratar os desvios posturais pontuando métodos de treinamento/atividade física que possa contribuir para este fim. Por fim, veremos sobre algumas questões que precisam ser levadas em consideração como: fortalecimento específico, melhora da flexibilidade, e melhora da consciência corporal e da percepção de corpo no espaço.