Endereço
João Pessoa/PB
Horários
Segunda - Sexta: 10h - 18PM
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Sobre o projeto
UTILIZAÇÃO DE BLOG NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
O Blog Tecnologia Digital no Ensino de Educação Física (TECDEF) é um produto educacional, resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, IFPB – Campus João Pessoa – PB, intitulada “Utilização de Blog aliado a perspectiva da Sala de Aula Invertida: uma experiência pedagógica com a Educação Física no Ensino Médio Integrado”. Teve como objetivo geral desenvolver um blog como recurso didático pedagógico interativo e colaborativo sob uma perspectiva de sala de aula invertida para os processos de ensino e aprendizagem de Educação Física no Ensino Técnico Integrado ao Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Avançado Cabedelo Centro. |
Inicialmente destacamos que esta pesquisa parte da seguinte tríade: I- Proporcionar situações pedagógicas para o ensino de Educação Física; II- Mudanças sociais e tecnológicas; III- Papel do professor. A sua intenção não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. O intuito do estudo é promover uma prática educativa, na qual o aprendente tenha a possibilidade de desempenhar um papel ativo na construção do próprio conhecimento. Desta forma, o estudo busca apresentar uma possibilidade de intervenção pedagógica em que o estudante abandone aquela postura mais passiva de ouvinte e assuma o papel de protagonista do seu aprendizado. |
Para isso o estudo considera o potencial e a possibilidade de interlocução entre: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o Método da Sala de Aula Invertida. Dessa forma é tomando como referência as TDIC (que vem mudando a forma do homem interagir no mundo), e o método da sala de aula invertida (que se apresenta como uma metodologia ativa e propõe mudanças na forma tradicional de ensinar), que o estudo irá concentrar suas ações no modo como processos de aprendizagem podem ser orientados. |
Partindo do exposto o estudo se propõe a entender como uma ferramenta digital (Blog) pode contribuir com os processos de ensino e aprendizagem de temas da Educação Física?
Para tanto a pesquisa apresenta como objetivo geral - Desenvolver um blog como ferramenta pedagógica interativa e colaborativa sob uma perspectiva de sala de aula invertida para os processos de ensino e aprendizagem de Educação Física no Ensino Técnico Integrado ao Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Avançado Cabedelo Centro. Buscando alcançar o objetivo geral elaboramos os seguintes objetivos específicos:
Estruturar os conteúdos da temática intitulada atividade física e saúde contidos na ementa do componente curricular Educação Física da turma estudada sob uma perspectiva da sala de aula invertida;
Criar um blog educacional de livre acesso;
Gerir os conteúdos estruturados da turma estudada no blog desenvolvido;
Verificar as contribuições pedagógicas do blog para o processo de ensino e aprendizagem dos objetos de conhecimento da Educação Física.
Caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa dos dados e do tipo estudo de caso.
Quanto a metodologia iniciamos com o estudo da arte para buscar entender como está a produção de conhecimento acerca do tema estudado. Os resultados encontrados através do estudo da arte reforçam a necessidade de publicações de estudos com essa temática abordando o componente curricular educação física. Com relação a caracterização, a pesquisa está classificada como uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Seu universo é composto por Discentes do curso Técnico Integrado em Serviços Jurídicos do IFPB – Campus Avançado Cabedelo Centro – PB, de ambos os sexos na faixa etária de 14 a 19 anos; a amostragem é não probabilística; e a amostra é constituída por 26 Discentes do 3° ano do curso Técnico em Serviços Jurídicos (Integrado) do IFPB, Campus Avançado Cabedelo Centro – PB. Quanto ao instrumento de coleta de dados optamos pela elaboração e Aplicação de questionários de perguntas abertas e fechadas em dois momentos distintos da pesquisa. Sendo eles: diagnóstico – com o objetivo de delinear o perfil da turma buscando identificar se os alunos desenvolvem prática significativas de aprendizagem; e Análise do produto educacional – objetivando analisar as contribuições pedagógicas do blog para o ensino da educação física.
Caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa dos dados e do tipo estudo de caso.
Tendo em vista a natureza do programa, a linha de pesquisa (Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica) a qual este projeto está inserido e a necessidade de responder ao problema de pesquisa e seu objetivo, a presente pesquisa busca criar um blog educativo como ferramenta pedagógica de interação e colaboração para os processos de ensino e aprendizagem de Educação Física. A idealização desse Produto Educacional parte do intuito de experimentar nas aulas de Educação Física processos didático-metodológicos mais dinâmicos, interativos, colaborativos, abertos e flexíveis. Neste sentido, utilizaremos as possibilidades de inovações oferecidas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, bem como do potencial do método da Sala de Aula Invertida, buscando promover uma postura mais ativa e colaborativa do educando.Com relação a caracterização, a pesquisa está classificada como uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Seu universo é composto por Discentes do curso Técnico Integrado em Serviços Jurídicos do IFPB – Campus Avançado Cabedelo Centro – PB, de ambos os sexos na faixa etária de 14 a 19 anos; a amostragem é não probabilística; e a amostra é constituída por 26 Discentes do 3° ano do curso Técnico em Serviços Jurídicos (Integrado) do IFPB, Campus Avançado Cabedelo Centro – PB. Quanto ao instrumento de coleta de dados optamos pela elaboração e Aplicação de questionários de perguntas abertas e fechadas em dois momentos distintos da pesquisa. Sendo eles: diagnóstico – com o objetivo de delinear o perfil da turma buscando identificar se os alunos desenvolvem prática significativas de aprendizagem; e Análise do produto educacional – objetivando analisar as contribuições pedagógicas do blog para o ensino da educação física.
O blog educativo é um tipo de mídia educacional prevista pela Área de Ensino da CAPES. De acordo com Araújo (2009, p. 15) “suas inúmeras formas de interação e colaboração entre professores e alunos – apontam para uma redefinição do papel do professor e, uma atitude mais efetiva do aluno”. Dessa maneira, compreendemos o blog educativo como uma ferramenta educacional capaz de proporcionar um ambiente facilitador de aprendizagem significativa e colaborativa, construídos a partir da interação com o conhecimento e com as trocas de informações. Levando-se em consideração o exposto, a intenção é proporcionar um ambiente interativo, desafiador, investigativo, e, que por meio de constatações e questionamentos o educando possa assumir uma postura mais ativa dentro dos processos de ensino e aprendizagem de Educação Física. |
A perspectiva é promover um espaço de encontro e de difusão do conhecimento, ou seja, gerar um ponto de interseção entre o professor, o conhecimento e o educando, em que cada um precisa assumir papéis importantes para o êxito da situação educacional, a seguir: I – o professor assumir o compromisso de planejar, gerenciar e interagir; II – o blog como um espaço de sociabilidade desempenhará o papel da mediação entre o professor, o conteúdo e o educando; III – a postura ativa do educando de perceber, interpretar e interatuar. Objetivando oferecer um ambiente de aprendizagem mais atraente e motivador para o educando, optamos pela elaboração de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). De acordo com Junior (2015) um objeto de aprendizagem pode ser considerado como qualquer tipo de mídia que possa produzir algum tipo de conhecimento e que possa ser disponibilizada através da internet. O OVA possibilita um apoio aos processos de ensino e aprendizagem na medida em que permite o acesso à informação/conhecimento, através da integração e interação de múltiplos recursos tecnológicos. |
Neste sentido, a ideia é pensar o OVA como um percurso que o educando irá realizar de maneira interativa com as atividades e com os recursos propostos em cada roteiro de aprendizagem. A intenção é fazer com que esses objetos funcionem como um guia do caminho informativo e interativo, em que o educando tenha a oportunidade de apropriar-se do conhecimento por meio das tecnologias digitais. Por meio de cada proposta contida nos roteiros dos OVA pretendemos estabelecer relações que permitam aproximar os objetos de conhecimentos aos saberes cotidianos dos discentes. Para isto, será apresentado zonas de interação que irão atuar como um fio condutor capaz de dar o start (partida) ao processo de construção do conhecimento acerca de cada tema abordado. Objetivando oferecer um ambiente de aprendizagem mais atraente e motivador para o educando, optamos pela elaboração de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). De acordo com Junior (2015) um objeto de aprendizagem pode ser considerado como qualquer tipo de mídia que possa produzir algum tipo de conhecimento e que possa ser disponibilizada através da internet. O OVA possibilita um apoio aos processos de ensino e aprendizagem na medida em que permite o acesso à informação/conhecimento, através da integração e interação de múltiplos recursos tecnológicos. |